RYLA: Um final de semana inesquecível para nossos jovens líderes

 9 de junho de 2016 -  0 Comentário

13312840_490961664435062_7005569156853968090_n

Jovens aprendizes, participantes da Elo Apoio Social e Ambiental, reunidos durante um final de semana inteiro, aprendendo, vivendo e compartilhando experiências sobre liderança juvenil. Assim foi o RYLA, evento promovido pelo Rotary Club Curitiba Centro para 53 aprendizes da Elo. Foram convidados prioritariamente os jovens que são representantes e vice representantes das turmas de aprendizes.

“Foi maravilhoso. Tivemos um final de semana muito intenso e os jovens se envolveram muito em todas as atividades propostas”, comentou a gestora de projetos da Elo, Cláudia Rodrigues Silva. Ela ainda ressaltou que o evento já partiu de uma parceria de sucesso, pois o objetivo do RYLA é ser um prêmio para estimular os jovens que exerçam liderança na sociedade, o que tem tudo a ver com o objetivo da Elo em formar os jovens para que sejam protagonistas de transformações que façam diferença na sociedade.

O RYLA aconteceu nos dias 4 e 5 de junho na Academia Policial Militar do Guatupê. A Tenente Ronise explicou que a academia sempre abre as portas para receber a comunidade civil. De acordo com ela, o tema do evento tem tudo a ver com o próprio objetivo da Academia: “aqui, o foco principal a formação dos oficiais, ou seja, o local tem relação direta com o tema de liderança”.

Confira como foi este memorável final de semana do RYLA:

DSC_0135

A abertura oficial do evento já teve a cara da juventude, pois contou com uma breve intervenção artística de voluntários no evento. A mesa de abertura contou com as falas de representantes da Elo, do Rotary Distrital, Rotary Curitiba Centro e da Academia do Guatupê.

Neste momento, o presidente do Rotary Club Curitiba Centro, Brasilio Brito, ressaltou a convergência de objetivos na parceria com a Elo: “O foco de trabalho em nosso clube é o jovem e nossos objetivos estão bem alinhados”.

DSC_0157

A partir de então deu-se início à programação que contemplou palestras, dinâmicas, vivências, sarau artístico e conversas, sempre contemplando o tema direcionador do desenvolvimento de liderança.

As palestras contaram com profissionais experientes e de renome. Entre eles estiveram:
– Sandra Hauagge, consultora Organizacional e de Empreendedorismo;
– Bernt Entschev, Headhunter e fundador da consultoria de Recursos Humanos De Bernt Entschev Human Capital;
– Leonardo Jianoti, economista co-fundador na CWB Capital e na Curitiba Angels;
– Sonia Himoyama, consultora no Sebrae;
– Cristian Trentin, empreendedor de destaque – empresa Ecobike;
– Maku Möllmann, consultora empresarial;
– E Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná.

DSC04521Logo após sua fala, os palestrantes comentavam estar maravilhados com o grupo de jovens ali presente. “O fato destes jovens terem se proposto a vir participar de palestras durante todo um final de semana já é um indicativo que serão de fato líderes”, afirmou Bernt Entschev. Ele comentou em sua fala que “no fundo o mundo é feito pelos líderes e basta ver os fatos políticos atuais para perceber que precisamos de melhores líderes”.

Os aprendizados apontados pelos jovens foram inúmeros: “Viemos aprender a ser líderes melhores. Líder não é apenas quem foi nomeado líder, mas cada um tem sua maneira”, afirmou o aprendiz Michel Ramon, 133. Ele comentou que está na sua última semana como aprendiz, mas que agora seu desafio é ser líder no trabalho, faculdade, na vida.

Presidente da FIEP falou aos jovens

DSC_0214Em sua fala às lideranças juvenis da Elo Apoio Social e Ambiental, o presidente da FIEP, Edson Luiz Campagnolo, realizou algo extraordinário ao se tratar de uma fala para jovens de 15 a 18 anos anos: despertou o interesse deles em discutir política por um viés apartidário. “Não importa se estamos falando do partido a ou b. Temos que nos inteirar e nos envolver com as decisões políticas e este processo inicia no voto. A gente tem que pesquisar em quem estamos votando. Conhecer as propostas, histórico, capacidade”, falou o aprendiz André Ribeiro, da turma 145, logo após a fala do presidente da FIEP. André ressaltou que o voto é só o primeiro passo, pois o envolvimento do jovem pode ir muito além.

Em sua fala, Campagnolo apresentou exemplos de lideranças, despertando a atenção do jovem não apenas pelos bons exemplos, mas pelos maus exemplos “Temos que aprender tanto com os exemplos de lideranças bem sucedidas como mal sucedidas”, afirmou o palestrante, completando: “Aprender com os erros dos outros é melhor. E é fundamental avaliarmos e trocarmos experiências”. Como mensagem aos jovens Campagnolo acredita que uma frase resume bem a importância deste: “estamos ensinando o jovem no caminho que ele deve andar”, em referência bíblica (Provérbios 22:6), comentando que temos que acreditar e podemos acreditar que teremos melhores lideranças vindas desta juventude.

Bate papo jovem

DSC_0206

Raphael Traticoski, 26 anos, Júlio Cesar Santos, 18, Bruno França, 21, Beatriz Natividade, 16, Maria Eduarda Behrens, 16, Rafael Princival, 16 e Luiza Saddi, de 15, foram os jovens que compuseram a mesa no bate-papo sobre os espaços de participação do jovem no Rotary. Eles integram espaços como Interact e o Rotaract, que são os espaços de decisões dos jovens no Rotary.

As experiências deles como lideranças juvenis nestes espaços despertaram a curiosidade dos aprendizes da Elo.

“Liderança não é algo que vamos nos preparar para exercer no futuro. Todo dia a gente já exerce um pouco”, comentou Júlio, que foi complementado pela Luiza: “A gente cresce ao aprender a tomar decisões e junto nós estamos fazendo as pessoas ao nosso redor crescer também, pois estamos pensando não só em nós, mas no coletivo”.

Para Raphael Traticoski, a geração atual precisa de bons líderes, pois todos procuram alguém para se espelhar. Os jovens comentaram que exercitar a liderança desde jovem ajuda a entender melhor como as decisões políticas afetam cada um. Não é a toa que dos próprios grupos Interact e Rotaract já saíram personalidades políticas. Citaram como exemplo o atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, que já fez parte de um destes espaços.

Mas não é apenas para atuação na política partidária que se faz necessária a liderança. Existem muitos exemplos de liderança também em projetos sociais. Um exemplo é o trabalho que o próprio Raphael Traticoski realiza no Sítio Cercado. Ele foi o primeiro jovem-destaque de intercâmbio do Rotary distrito 4730. Hoje é uma liderança no projeto social realizado por sua Igreja, que atende 800 jovens, promovendo atividades como aulas de línguas e artes. Conheça mais: Projeto Joy facebook.com/joyieg

Saldo final: muito aprendizado e união

DSC04641

Além das palestras e mesas de conversa, os jovens comentaram bastante ao final do evento sobre a boa experiência que tiveram nas dinâmicas aplicadas pelo instrutor da Elo, Krysthian Ratier, na vivência de escalada promovida pela Bombeiros e sobre a união que o evento proporcionou aos próprios participantes.

“Foi aprendizado o tempo todo. O próprio acampamento aqui já á teve o primeiro exemplo de exercício da liderança, pois a gente teve aqui que trabalhar em equipe para organizar o espaço em que acampamos”, afirmou Naiara Gabriele, da turma 158. Para ela outro grande destaque do Ryla foi a união dos participantes: “ Nós todos íamos para a Elo mas não nos conhecíamos, pois cada um é de uma turma diferente. E aqui a gente deixou de lado as panelinhas e nos unimos. Foi muito legal”.

Apenas o passo inicial

Já no primeiro final de semana após o Ryla os próprios jovens demonstraram interesse em dar sequencia a um trabalho continuado de liderança. Por isso já acontece no dia 11 de junho uma reunião dos jovens sobre o Interact.

Fotos: As fotos do Ryla contaram com contribuição do Cabo Manoel Gomes e da voluntária Aline Ternoski

Confira as fotos em nosso álbum no facebook! Clique Aqui.

Site is using the Seo Wizard plugin by http://seo.uk.net/