Em oito anos de parceria, a Brazilian Experience já trouxe até a Elo mais de 20 intercambistas de diferentes partes do mundo, com o objetivo de oferecer aos aprendizes a possibilidade de troca cultural, desenvolvimento e vivências com outros idiomas. A pandemia interrompeu o programa da forma com que ele acontecia e trouxe oportunidades para que novos formatos e objetivos nascessem.
Em abril teve início a primeira turma do Super Ladies, um projeto de intercâmbio on-line voltado para o empoderamento de jovens mulheres. O nome, escolhido pelas sete participantes brasileiras que formaram a primeira turma do projeto, carrega sonhos e objetivos de garotas que vivem sob o 2º pior índice de desigualdade de gênero da América Latina, segundo o Índice Global de Desigualdade de Gênero, publicado em março de 2021.
O projeto Super Ladies é pautado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, que traça metas para o alcance da Igualdade de Gênero e reúne a cada edição um grupo de jovens mulheres brasileiras a uma estudante de outro país (nas duas primeiras turmas, jovens americanas), que durante seis encontros irá propor questionamentos e reflexões sobre sonhos, metas e possibilidades. Sempre com o acompanhamento e apoio de pessoas da organização e da agência responsável.
A oferta de um lugar seguro para troca e ferramentas adequadas que alavancam o processo de autoconhecimento proporcionam que as garotas acessem informações sobre si mesmas que antes lhes eram desconhecidas. Como conta uma das participantes, a estudante universitária Isabela Castilho Lourenço, de 22 anos. “Foi muito especial participar do Super Ladies, pois fizemos reflexões sobre o desenvolvimento pessoal que geralmente não fazemos no dia a dia. E poder compartilhar e ouvir histórias de outras mulheres foi inspirador”.
O principal objetivo é que as participantes sintam-se cada vez mais estimuladas a se conhecer, se desenvolver e aprendam a planejar as ações necessárias para que possam caminhar cada vez mais fortes, confiantes e felizes em direção aos seus sonhos.
“A parceria entre a Elo e a Brazilian Experience está sendo fundamental para o momento. O Super Ladies é sensacional para que as meninas reconheçam seus próprios talentos, potenciais, possam desenvolver suas habilidades e principalmente inspirar-se em outras meninas que são praticamente da mesma idade delas, desenvolvendo cada vez mais a vontade de fazer diferença positiva no mundo. Com esse intercambio nós alcançamos maiores resultado de performance nas meninas, favorecendo muito o desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima”, explica Claudia Rodrigues, gestora executiva da Elo, que desde 2014 atua na gestão dos intercambistas na organização.
Saiba mais sobre o ODS 5 – clique aqui.
Conheça outras iniciativas da Elo – clique aqui.