A evolução tecnológica não para, cresce de forma exponencial e ao mesmo tempo que cria incontáveis possibilidades que nos faz brilhar os olhos, aprender, descobrir, curar e aproximar, mesmo quando em lados opostos do planeta (e esse é assunto para outra hora), toda essa tecnologia, se descartada de forma incorreta pode trazer prejuízos irreparáveis para a saúde humana, para outras formas de vida e para o meio ambiente.
Gerar reflexão sobre o tema, promover debates e incentivar o consumo e descarte consciente são pontos presentes nos treinamentos que a Elo oferece desde o início das atividades, em 2001. Mas sabendo que é possível ir além do apoio à campanhas específicas, da conscientização e de outras ações já realizadas, em 2022 nasceu o Elo Ambiental. Um programa que carrega em si a marca que é possível transformar o lixo em futuro e oportunidade.
A primeira parceria do Programa Elo Ambiental foi com uma empresa pioneira na comercialização e destinação adequada de produtos eletrônicos reutilizáveis e sucata eletrônica, a Ecotrade. Esse passo abriu portas para que empresas parceiras da Elo realizem de forma adequada, transparente e sem custo o descarte de seus equipamentos em desuso e transforma o que muitas vezes teria como destino o lixo, em oportunidades de desenvolvimento para adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Todo o processo de reciclagem dos equipamentos é transparente e a empresa que fez a destinação é informada periodicamente sobre o valor revertido para os projetos sociais.
Pessoas que apoiam a Elo podem participar do Programa levando os objetos que estão estragados ou que estão funcionando, mas em desuso, até a Elo, já que na sede da organização fica um ponto ecológico de descarte. Além disso, outras organizações como condomínios e escolas podem encontrar no programa uma forma prática de realizar o descarte de materiais eletrônicos e apoiar os atendidos pelos projetos sociais da Elo, se tornando também pontos de coleta ecológico.
Após a triagem, pesagem e testes nos materiais, o valor recolhido com a reciclagem é revertido para os projetos sociais da Elo, que investem no desenvolvimento e formação de adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Os projetos são pautados na Educação de Qualidade e na Empregabilidade, fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e já impactaram mais de 8.5 mil atendidos, moradores de Curitiba e das cidades que ficam no entorno da capital.
“A experiência na Elo tem sido incrível, insistir no curso foi uma das melhores decisões da minha vida. Nós aprendemos muitas coisas, desde meus direitos como cidadã e sobre diversidade. Eu não irei sair daqui apenas preparada para o mercado de trabalho, mas também sairei uma pessoa muito melhor”, Brenda Vitória da Silva, 15 anos, atendida do Projeto Plantando Esperança.
Com idade entre 14 e 21 anos, os atendidos pela Elo precisam estar estudando para poder participar dos projetos, caso não tenham concluído o Ensino Médio. E dentro dos treinamentos são estimulados, instruídos e acompanhados para uma série de desenvolvimentos, entre eles: intraempreendedorismo, competências socioemocionais, consciência cidadã, PDI (Planejamento de Desenvolvimento Individual), formação e fortalecimento de vínculos, comunicação e inclusão digital.
“Minha filha entrou no programa de aprendizes da Elo há aproximadamente 5 meses e desde então foi possível observar muitos benefícios em seu comportamento, melhora em sua comunicação, sua desenvoltura diante de situações cotidianas, além disso tem desenvolvido seu lado profissional, aperfeiçoando habilidades e conhecimento que serão diferenciais em sua carreira. Em nosso lar notamos uma adolescente mais responsável, com mais disposição e conquistando sua independência financeira, no que diz respeito às suas necessidades pessoais e demais demandas de um adolescente nos tempos de hoje, estimulamos a educação e responsabilidade financeira para que assim, ela venha ser uma adulta consciente”, Cirlei de Souza Medeiros, mãe de atendida pelo Projeto Plantando Futuro.
Tendo chegado até aqui, é provável que você já saiba a resposta para a pergunta que ilustra o título deste texto. Mas se ficou alguma dúvida, não tem problemas. Nós contamos para você!
O que acontece quando o que ia para o lixo é convertido em oportunidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social é: Transformação Social!
E esse é só o começo da história! Porque 2023 está apenas no início e a expectativa e o trabalho é para se conectar com ainda mais pessoas e empresas que acreditam na capacidade de transformar, de ressignificar e de criar um futuro onde o acesso às tecnologias e oportunidades seja para todos.
* Além de objetos destinados para reciclagem, também recebemos equipamentos que estão em estado funcional, tais como: celulares, computadores, servidores, etc.