O que acontece quando o que ia para o lixo é convertido em oportunidade?

 6 de fevereiro de 2023 -  0 Comentário

A evolução tecnológica não para, cresce de forma exponencial e ao mesmo tempo que cria incontáveis possibilidades que nos faz brilhar os olhos, aprender, descobrir, curar e aproximar, mesmo quando em lados opostos do planeta (e esse é assunto para outra hora), toda essa tecnologia, se descartada de forma incorreta pode trazer prejuízos irreparáveis para a saúde humana, para outras formas de vida e para o meio ambiente.

Gerar reflexão sobre o tema, promover debates e incentivar o consumo e descarte consciente são pontos presentes nos treinamentos que a Elo oferece desde o início das atividades, em 2001. Mas sabendo que é possível ir além do apoio à campanhas específicas, da conscientização e de outras ações já realizadas, em 2022 nasceu o Elo Ambiental. Um programa que carrega em si a marca que é possível transformar o lixo em futuro e oportunidade.

A primeira parceria do Programa Elo Ambiental foi com uma empresa pioneira na comercialização e destinação adequada de produtos eletrônicos reutilizáveis e sucata eletrônica, a Ecotrade. Esse passo abriu portas para que empresas parceiras da Elo realizem de forma adequada, transparente e sem custo o descarte de seus equipamentos em desuso e transforma o que muitas vezes teria como destino o lixo, em oportunidades de desenvolvimento para adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Como funciona?

  1. O programa oferece um ponto de coleta para que os equipamentos eletrônicos em desuso sejam coletados dentro das empresas parceiras e a Ecotrade realiza mensalmente ou pontualmente, de acordo com o volume, a retirada dos objetos depositados nas caixas de coleta.
  2. A empresa recebe um certificado digital de: DESTINADORA CORRETA DE RESÍDUOS, conforme legislação ambiental vigente e de APOIADORA DOS PROJETOS SOCIAIS DA ELO.
  3. Após a triagem, pesagem e testes nos materiais, o valor recolhido com a reciclagem é revertido para os projetos sociais da Elo.

Todo o processo de reciclagem dos equipamentos é transparente e a empresa que fez a destinação é informada periodicamente sobre o valor revertido para os projetos sociais.

Pessoas que apoiam a Elo podem participar do Programa levando os objetos que estão estragados ou que estão funcionando, mas em desuso, até a Elo, já que na sede da organização fica um ponto ecológico de descarte. Além disso, outras organizações como condomínios e escolas podem encontrar no programa uma forma prática de realizar o descarte de materiais eletrônicos e apoiar os atendidos pelos projetos sociais da Elo, se tornando também pontos de coleta ecológico.

O investimento

Após a triagem, pesagem e testes nos materiais, o valor recolhido com a reciclagem é revertido para os projetos sociais da Elo, que investem no desenvolvimento e formação de adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos são pautados na Educação de Qualidade e na Empregabilidade, fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e já impactaram mais de 8.5 mil atendidos, moradores de Curitiba e das cidades que ficam no entorno da capital.

A experiência na Elo tem sido incrível, insistir no curso foi uma das melhores decisões da minha vida. Nós aprendemos muitas coisas, desde meus direitos como cidadã e sobre diversidade. Eu não irei sair daqui apenas preparada para o mercado de trabalho, mas também sairei uma pessoa muito melhor”, Brenda Vitória da Silva, 15 anos, atendida do Projeto Plantando Esperança.

Com idade entre 14 e 21 anos, os atendidos pela Elo precisam estar estudando para poder participar dos projetos, caso não tenham concluído o Ensino Médio. E dentro dos treinamentos são estimulados, instruídos e acompanhados para uma série de desenvolvimentos, entre eles: intraempreendedorismocompetências socioemocionaisconsciência cidadãPDI (Planejamento de Desenvolvimento Individual), formação e fortalecimento de vínculoscomunicação e inclusão digital.

Minha filha entrou no programa de aprendizes da Elo há aproximadamente 5 meses e desde então foi possível observar muitos benefícios em seu comportamento, melhora em sua comunicação, sua desenvoltura diante de situações cotidianas, além disso tem desenvolvido seu lado profissional, aperfeiçoando habilidades e conhecimento que serão diferenciais em sua carreira. Em nosso lar notamos uma adolescente mais responsável, com mais disposição e conquistando sua independência financeira, no que diz respeito às suas necessidades pessoais e demais demandas de um adolescente nos tempos de hoje, estimulamos a educação e responsabilidade financeira para que assim, ela venha ser uma adulta consciente”, Cirlei de Souza Medeiros, mãe de atendida pelo Projeto Plantando Futuro.

Tendo chegado até aqui, é provável que você já saiba a resposta para a pergunta que ilustra o título deste texto. Mas se ficou alguma dúvida, não tem problemas. Nós contamos para você!

O que acontece quando o que ia para o lixo é convertido em oportunidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social é: Transformação Social!

E esse é só o começo da história! Porque 2023 está apenas no início e a expectativa e o trabalho é para se conectar com ainda mais pessoas e empresas que acreditam na capacidade de transformar, de ressignificar e de criar um futuro onde o acesso às tecnologias e oportunidades seja para todos.


* Além de objetos destinados para reciclagem, também recebemos equipamentos que estão em estado funcional, tais como: celulares, computadores, servidores, etc.

Site is using the Seo Wizard plugin by http://seo.uk.net/