Adolescência X Saúde Mental

 5 de dezembro de 2022 -  0 Comentário

Os adolescentes e jovens atendidos pelos projetos sociais da Elo recebem suporte psicológico e para que esse apoio se intensifique ainda mais, está no ar a campanha “Você pode mudar o mundo de alguém”.
Clique no link ao fim da matéria para saber mais.

A adolescência é marcada por muitas transformações biológicas e comportamentais e lidar com este processo pode ser muito complexo e desafiador para pais e adolescentes, pois envolve muitas descobertas, dúvidas e frustrações que podem gerar naturalmente situações de depressão e tristeza.

A fragilidade dessa fase da vida envolve o encontro com a sexualidade, a despedida do mundo infantil e o anseio por independência. As preocupações nesse período se voltam para as transformações corporais e hormonais, ser aceito em determinado grupo social e assumir um estilo que agrade a si e aos que o cercam.

Saber lidar com o assunto é de vital importância e o diálogo se torna muito importante, pois muitos jovens tendem a se isolar e se afastar da família. Muitas vezes os pais percebem que o filho precisa de um apoio, mas não se sentem capacitados para ajudá-lo. Por isso é muito importante que haja amizade e compreensão entre pais e filhos para tentar neutralizar os problemas e ajudar os filhos a enfrentarem seus conflitos internos e externos.

Sentimentos de tristeza, vazio, dificuldade de se relacionar, agressividade podem causar grande impacto na vida de um adolescente e sua família. Por isso, nesse momento de tensão, muitas vezes um atendimento psicológico profissional pode ser fundamental.

Com a psicoterapia, o adolescente poderá organizar e compreender melhor suas emoções, refletir sobre sua postura e atitudes, sua sexualidade, o uso de drogas e outros problemas que passam a ser mais bem trabalhados.

Benefícios da psicoterapia na adolescência:

• Promove o autoconhecimento;

• Trabalha a inteligência emocional;

• Melhora os relacionamentos interpessoais;

• Trabalha a autoestima;

• Autoconfiança.

Para aderir à psicoterapia, o adolescente não precisa estar enfrentando problemas e conflitos. Nessa fase da vida, a Psicologia ajuda no processo de transição e fortalece o emocional adolescente para enfrentar as adversidades da vida adulta.


Conheça a campanha “Você pode mudar o mundo de alguém”, que busca apoio para oferecer suporte psicológico para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos projetos sociais da Elo Apoio Social e Ambiental clicando no vídeo!

Você pode apoiar em qualquer época do ano realizando um PIX através da chave: eloapoio@eloapoio.org.br

Conteúdo produzido de forma voluntária pela publicitária Alice de Lacerda Rodrigues.

Site is using the Seo Wizard plugin by http://seo.uk.net/