A adolescência é marcada por muitas transformações biológicas e comportamentais e lidar com este processo pode ser muito complexo e desafiador para pais e adolescentes, pois envolve muitas descobertas, dúvidas e frustrações que podem gerar naturalmente situações de depressão e tristeza.
A fragilidade dessa fase da vida envolve o encontro com a sexualidade, a despedida do mundo infantil e o anseio por independência. As preocupações nesse período se voltam para as transformações corporais e hormonais, ser aceito em determinado grupo social e assumir um estilo que agrade a si e aos que o cercam.
Saber lidar com o assunto é de vital importância e o diálogo se torna muito importante, pois muitos jovens tendem a se isolar e se afastar da família. Muitas vezes os pais percebem que o filho precisa de um apoio, mas não se sentem capacitados para ajudá-lo. Por isso é muito importante que haja amizade e compreensão entre pais e filhos para tentar neutralizar os problemas e ajudar os filhos a enfrentarem seus conflitos internos e externos.
Sentimentos de tristeza, vazio, dificuldade de se relacionar, agressividade podem causar grande impacto na vida de um adolescente e sua família. Por isso, nesse momento de tensão, muitas vezes um atendimento psicológico profissional pode ser fundamental.
Com a psicoterapia, o adolescente poderá organizar e compreender melhor suas emoções, refletir sobre sua postura e atitudes, sua sexualidade, o uso de drogas e outros problemas que passam a ser mais bem trabalhados.
Benefícios da psicoterapia na adolescência:
• Promove o autoconhecimento;
Conheça a campanha “Você pode mudar o mundo de alguém”, que busca apoio para oferecer suporte psicológico para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelos projetos sociais da Elo Apoio Social e Ambiental clicando no vídeo!