Ousar sonhar grande em um ambiente desafiador costuma render comentários que não são exatamente o que Ryan Felipe de Souza, de 18 anos, gostaria de ouvir: “Estou indo morar no exterior daqui a algum tempo e todos falam que sou louco, que não vai dar certo, não acreditam. Mas sou um cara duro de roer e não aceito isso. Eu sei do meu potencial e do que sou capaz”.
Felizmente, a coragem de falar sobre seus sonhos durante um evento com a presença de parceiros Elo, sensibilizou a Playing For Change, que juntamente com a Rockfeller Language Center ofereceu, não só para ele, mas para mais 16 aprendizes, a chance de realizar um curso de inglês com duração de 2 anos, de forma 100% gratuita.
O Instituto Playing For Change, que já é parceiro da Elo no PPE e realiza um trabalho de extrema relevância em mais de 11 países, ao ouvir os sonhos do jovem aprendiz percebeu que o trabalho realizado dentro da sede brasileira, no bairro Cajuru, poderia ser adaptado para o formato on-line e chegar a outros jovens. A partir daí, o que era um sonho antigo da Elo passou a se tornar realidade e a alimentar certezas de que o futuro desejado por esses jovens está cada vez mais perto.
Para Regina, mãe de Ryan, e para os outros jovens alcançados pela iniciativa, a chance de aprender uma segunda língua significa oportunidade. “O apoio que estão dando a ele ajuda muito, até mesmo para o conhecimento que pode vir a ter para consigo mesmo futuramente, vindo a ter oportunidade para poder também dialogar, matando a curiosidade de poder falar com um professor que tira suas dúvidas e acompanhe durante um período. Ficamos felizes por ter procurado sozinho uma forma de evoluir e nós estamos juntos aqui torcendo pelo que ele acredita”.
Na prática, o curso gratuito significa para esses adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, um aumento de autoestima, de chances de desenvolvimento no mundo do trabalho e de realização de sonhos. “O curso está me abrindo oportunidades que eu jamais pensei que teria, de grande aprendizado pessoal e profissional. É uma oportunidade única e essencial. Uma experiência magnifica”, Douglas Florentino dos Santos, 23 anos.