O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Saiba mais em www.maiomarelo.com.
Elo e o Maio Amarelo
Nos últimos anos a Elo tem participado ativamente, durante o mês de maio, da Campanha Maio Amarelo. Diversas foram as ações já realizada por nossos aprendizes e equipe, relacionados à segurança no trânsito, nos meses de maio de 2014 e 2015.
Atuamos em parceria com o Curitiba pelo Rotary Club Curitiba Centro, Associação Comercial do Paraná e Câmara Setorial de Trânsito.
Participar do Maio Amarelo foi uma maneira de incentivar que os jovens relacionem conteúdos sobre respeito no trânsito com a sustentabilidade do planeta.
Todas as turmas de aprendizes participarão de palestra sobre o tema. Além disso, neste ano, Segurança no Trânsito é o tema do mês no Calendário de Ações de Sustentabilidade da Elo. Isso significa que em todos os módulos os instrutores estão incentivando os aprendizes a criarem ações que de alguma forma resultem em conscientização sobre a prevenção a acidentes.
Abaixo, uma das faixas que já ‘decoram’ nosso corredor – iniciativa dos aprendizes da turma 147.